17 de março de 2008

Entusiasme os seus filhos para a leitura

1. Faça uma pausa na actividade quotidiana. Reserve 15 minutos por dia para ler com a criança.

2.Torne a leitura agradável. Se notar que a criança não deseja esta actividade, não o pressione, opte por outra actividade.

3. Se a criança ler mal uma palavra não a interrompa de imediato. Esse intervalo dar-lhe-á a hipótese de se corrigir. Se não resultar, dê-lhe exemplos de outras palavras "difíceis" com um som semelhante, para que não fique presa àquela palavra em particular e tente resolver o problema.

4. Tenha uma atitude positiva. Evite expressões como "Não" ou "Está Errado". Utilize expressões como "Agora vamos ler juntos" e aponte para as palavras à medida que, lentamente, as lê. Aumente a auto-estima da criança elogiando todos os progressos, até os aparentemente mais insignificantes.

5. Escolha livros com textos simples. Apresentar um livro com muitas palavras dificéis pode dar origem a uma "fobia" da leitura.

6. Habitue a criança a visitar e a requisitar livros nas bibliotecas públicas.

7. Tente criar a rotina de ler com a criança todos os dias ou, pelo menos, nos dias de escola. Não esqueça que os professores têm pouco tempo para se dedicar individualmente a cada criança.

8. Manter contacto regular com a escola e com o(a) professor(a). Fale com o professor e mantenha-se informado sobre os progressos da criança. Se ela souber do seu interesse sentir-se-á mais motivada.

9. Antes de iniciar a leitura (ou no final) , fale sobre o livro que a criança vai ler. Fale das imagens e até do tipo de letra. Se o livro já for conhecido pode falar sobre a parte favorita da criança. Esta é também uma forma de ficar a saber se a criança percebeu o que leu.

10. Escolha livros de géneros diferentes para as sessões de leitura. Varie: dos livros "a sério" à banda desenhada, dos poemas aos livros informativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário