12 de março de 2008

Alice Vieira organiza antologia de poemas para todas as idades

Lisboa, 12 Mar (Lusa) - "O meu primeiro álbum de poesia" reúne poemas sobre animais, sobre pastores, sobre fadas e muitos outros, todos de autores portugueses, seleccionados pela escritora Alice Vieira com a preocupação de serem entendidos pelas crianças.

Vinte e oito poemas constituem esta antologia, que será apresentada na próxima sexta-feira na Livraria Bulhosa do Campo Grande, em Lisboa.

Estão representados autores como Camões, Almeida Garrett, Antero de Quental, Fernando Pessoa, António Gedeão, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Nuno Júdice, Matilde Rosa Araújo e José Jorge Letria.

"A selecção inclui tanto poemas antigos como contemporâneos. A preocupação foi que fossem facilmente entendidos pelas crianças", disse à Lusa a escritora Alice Vieira, sublinhando que não se limitou a escolher autores de livros para crianças.

O livro tem poemas de Ruy Belo, de Vasco Graça Moura e de Nuno Júdice, que não são propriamente autores de livros infantis, mas cujos textos podem ser entendidos pelos mais novos, apontou Alice Vieira.

A escritora indicou ainda a escolha de "Fundo do Mar", um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma autora que, apesar de ter livros destinados a crianças, tem uma obra poética que não é dirigida ao universo infantil.

"O livro pretende desfazer a ideia de que os miúdos não gostam de poesia", referiu Alice Vieira, considerando que é "muito importante, mesmo para os que ainda não sabem ler, ouvirem o som das palavras".

"Na poesia podemos não entender tudo, podemos nem entender nada. Mas, sem sabermos como, ela fica em nós", escreveu no prefácio Alice Vieira.

As ilustrações são de Danuta Wojciechowska e o livro, editado pela Dom Quixote, inclui um espaço livre que desafia os leitores a escreverem palavras soltas, poemas, desenhos ou colagens.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-03-12 10:10:02

Sem comentários:

Enviar um comentário