31 de julho de 2008

Crianças do 1º ciclo vão ter portátil - Programas E-escolinhas

José Sócrates apresentou hoje mais uma fase do Plano Tecnológico. No Pavilhão Atlântico, em Lisboa, o primeiro-ministro apresentou um computador portátil destinado às crianças do ensino básico. Baptizado de “Magalhães”, a máquina tem arquitectura Intel e assemelha-se, em conceito, ao já conhecido Classmate PC (o computador que a Intel criou para as crianças de países em vias de desenvolvimento).

Em Setembro, vão começar já a sair os primeiros computadores portáteis portugueses da fábrica de Matosinhos directamente para as mãos de alunos entre os seis e os 11 anos. Segundo anunciou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, na apresentação do Magalhães, cerca de 500 mil computadores vão ser distribuídos aos alunos do primeiro ciclo ao longo do próximo ano lectivo.

A partir de Setembro, vai ser possível subscrever o E-escolinhas (que, como o nome indica, vai funcionar da mesma forma que o E-escolas). O computador vai ficar a custo zero, a 20 euros ou a 50 euros, consoante o rendimento das famílias e a sua comparticipação. Não existe obrigatoriedade de subscrição por parte das famílias.

in Publico 31/07/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário