1 de março de 2010

Pai, quanto ganhas à hora?

Um dia, quando um homem chegou a casa já tarde, como era habitual, cansado e irritado após mais um dia de trabalho, encontrou, o seu filho de 5 anos, esperando por si á porta!
-Papá, posso fazer-te uma pergunta?Claro que sim!
-O que é?
-Quanto ganhas numa hora?-Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - Resmunga o homem zangado!
-Só para saber. Por favor…Diz lá… quanto ganhas numa hora papá? – Perguntou novamente o miúdo.
-Bom… já que queres tanto saber, 10 euros por hora.
-Oh!- Suspirou o miúdo, baixando a sua cabecita.
Passando algum tempo, olhando para cima, perguntou:
-Papá, emprestas-me 5 euros?
O pai, furioso, respondeu:-Se a razão de tu me teres perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta e não! E, de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser.A minha vida de trabalho é dura demais para eu estar a perder o meu tempo com os teus caprichos!
O menino, cabisbaixo e triste, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta. Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do seu filho e ainda se irritou mais.
Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro?
Passando mais ou menos meia hora, já mais calmo, o homem começou a ficar com remorsos da sua reacção.
Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o miúdo pedir-lhe dinheiro…
Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a Porta.
-Já estás a dormir?- Perguntou.~
-Não papá, ainda estou acordado. – respondeu o miúdo.
-Estive a pensar… Talvez tenha sido severo demais contigo?Toma lá 5 euros que me pediste.O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama sorrindo:
-Oh papá! Obrigado!E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas.O pai, vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado.O filho começou lentamente a contar o dinheiro, até que olhou par o pai.
-Para que queres mais dinheiro se já tens ai esse – resmungou o pai.
Respondeu o miúdo: Papá, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo…



in http://academiadeleitura.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário