29 de setembro de 2008

Site E-escolinha já está online

O e.escolinha já tem um sítio: http://www.eescolinha.gov.pt/.

Aqui será disponibilizada toda a informação relativa a este programa que permitirá a cerca de 500 mil crianças do 1.º ciclo do ensino básico acederem aos computadores portáteis Magalhães.

Entre as informações já disponíveis encontram-se as características técnicas do equipamento, conselhos para pais e alunos e datas de acções de formação destinadas a professores.

Algumas das funcionalidades:
Os programas podem ser utilizados para fazer convites de aniversário, produzir postais de Natal ou para gerir a mesada através de uma folha de cálculo, enquanto a Internet pode ser aproveitada para a organização de fins-de-semana, preparação de visitas a museus ou para escrever a familiares.

Algumas considerações para os Pais:
Com o intuito de proteger as crianças dos eventuais riscos associados à Internet, os pais podem definir quais os programas que os filhos devem usar e controlar quando e como é feito esse acesso.

Este recurso a programas para bloquear o acesso a determinadas páginas na Internet é necessário, mas não deve ser o único meio utilizado para preparar as crianças na utilização segura desta ferramenta.

Com o objectivo de preparar os filhos para uma utilização segura e responsável da Internet, os pais devem definir um conjunto de regras, em colaboração com as crianças, mantendo uma atitude de abertura e de diálogo para as questões que possam vir a surgir no decurso da utilização do Magalhães.

Para mais informações, consultar: Guia para Pais e Educadores (pdf - 1,82 MB)

in Direcção Regional de Educação Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário