
É aqui que vais decidir quantas vinhetas (casas) vai ter a tua banda desenhada (BD) e o que vais desenhar e escrever nelas.
As vinhetas podem ter a forma de um quadrado ou de um rectângulo, mas podes inovar e fazer triângulos, círculos...
A imaginação e criatividade não têm limites.
Neste terceiro momento é que vais mostrar o que vales. Observa, desenha a lápis e apaga as vezes que for necessário, até que o desenho fique realmente como tu queres.

Para desenhar uma personagem numa determinada posição (com os braços cruzados, por exemplo, ou a escrever), pede a alguém para posar para ti e desenha olhando para essa pessoa.
Se não tiveres ninguém por perto, põe-te diante de um espelho e desenha a posição desejada, olhando para a tua imagem reflectida.

Nesta fase, depois de teres a tua prancha (página desenhada) passada a lápis e já não ser preciso alterar nenhum desenho, podes fazer duas coisas. Podes passar os desenhos todos a tinta e, no fim, apagas os vestígios de lápis. Outra solução é colocar uma folha de papel vegetal sobre o que desenhaste, decalcar e depois passar para uma folha branca o que acabaste de decalcar. Esta segunda hipótese é mais demorada e trabalhosa, mas é a mais eficaz.
Agora, já só falta pintar. No caso do Jonas, depois de ter a página

in http://www.eb1-santa-rita-lousa.rcts.pt/comosefazumabd.htm
Achei que foi muito gira porque precisava de fazer uma BD para a escola e não sabia como a fazer e agora já sei!:)
ResponderEliminar